terça-feira, 26 de junho de 2012


Índios ocuparam barragem de terra no sítio Pimental
Índios ocuparam barragem de terra no sítio Pimental
As obras em um dos canteiros da hidrelétrica de Belo Monte (PA) foram suspensas no turno da noite desta sexta-feira (22) em decorrência da invasão do local por índios no dia anterior.
O sítio Pimental, que teve as obras suspensas, é onde ficará uma casa de força complementar da hidrelétrica, em construção no rio Xingu, oeste do Pará.
Em nota, o CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte) justifica que o objetivo da medida é "preservar a segurança de seus funcionários".
Ainda não está definido se as obras nesse sítio continuarão suspensas nos próximos dias ou se a paralisação se dará apenas nesta sexta.
Cerca de cem índios apreenderam veículos e máquinas da obra. Segundo o consórcio, não houve depredação.
O CCBM e a Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, dizem ainda ainda não terem recebido uma pauta de reivindicações do grupo de índios.
O consórcio registrará boletim de ocorrência na Polícia Civil em Altamira (a 900 km de Belém).
No último sábado (16), um grupo de índios e ativistas ambientais invadiu o escritório central do consórcio e, segund o CCBM, promoveu um quebra-quebra no local. A Polícia Civil investiga o caso.
Na sexta passada (15), índios e ativistas também invadiram outro trecho do canteiro de obras e fizeram uma manifestação contra Belo Monte --hidrelétrica que, quando concluída, será a terceira maior do mundo.
Ambientalistas criticam a usina pelos impactos que provocará na região do rio Xingu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário